Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Fiscalização Ambiental na Mata Ciliar do Rio Uruguai em Porto Xavier

Policia Ambiental de São Luiz Gonzaga realiza fiscalização ambiental em 113 propriedades rurais às margens do Rio Uruguai em Porto Xavier.
Desde o início do ano de 2015 a Policia Ambiental de São Luiz Gonzaga vem realizando fiscalização  na mata ciliar às margens do Rio Uruguai no município de Porto Xavier.
A finalidade é vistoriar mais de 110 propriedades rurais, as quais efetuaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Promotoria de Justiça de Porto Xavier entre os anos 2002 e 2010, para conservação da Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Uruguai.

Os então proprietários se compromissaram em construir uma cerca para demarcar e preservar a APP, e recompor nos casos onde não havia mais mata ciliar.

Atualmente a Policial ambiental já concluiu aproximadamente 83% das vistorias nas propriedades, onde foram constatados diferentes situações:
- A maioria das propriedades está cumprindo o TAC firmado, entretanto, ainda há locais onde não houve o cumprimento do estabelecido, e os atuais proprietários serão responsabilizados por eventuais danos causados ao meio ambiente, bem como pelo não cumprimento do estabelecido em TAC.
- Existem diversos acampamentos de pescadores clandestinos que atuam irregularmente na pesca.
- Observou-se também a construção de diversos portos clandestinos, alguns deles de alvenaria, os quais podem ser usados para a prática de furtos, contrabandos, descaminho e demais ilícitos transfronteiriços.
- A maioria das áreas vistoriadas encontra-se preservada, sem intervenção humana, e com vegetação densa e fauna silvestre repovoando a região.
- Foram encontrados indícios da presença de grandes felinos, possivelmente sendo um casal de Onça Parda ( Leão Baio), que provavelmente tenham vindo do Parque Nacional do Turvo, município de Derrubadas.

O trabalho realizado é de grande relevância ambiental, tendo em vista que as APPs são o principal corredor ecológico para a fauna silvestre, e a mata ciliar evita a erosão fluvial e assoreamento dos rios.