Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de março de 2015

Polícia Ambiental da Brigada Militar

Funções e Atribuições da Polícia Ambiental

Em 1991 começavam a aparecer as primeiras Patrulhas Ambientais – as Patrams -  em Montenegro, Estrela e Pelotas. O convênio com o Ibama se extinguiu em 1993. Surgiu, então,  o Esquadrão Ambiental, vinculado ao 4º Regimento de Polícia Montada (4º RPMon), em Porto Alegre. Ao mesmo tempo, foram formadas Patrams em diversas cidades.
Em 22 de janeiro de 1998 foi criado o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA),extinguindo o Esquadrão. A missão inicial era realizar o policiamento ambiental em Porto Alegre e região metropolitana, preparando o caminho para incorporar as Patrams do interior do Estado. Isso ocorreu em 2001, quando o BPA foi reorganizado, atuando com 7 Companhias Ambientais e agregando todas as Patrams.
Com nova reformulação, em 12 de maio de 2005 foi criado o Comando Ambiental da Brigada Militar com três Batalhões Ambientais. O CABM foi instalado oficialmente por portaria do Comando-Geral da Brigada Militar em 15 de julho de 2005, quando se comemora seu aniversário.
Atualmente o CABM (Comando Ambiental da Brigada Militar) situa-se na Avenida Bento Gonçalves Nº 3850, em Porto Alegre, FONE (51) 3339-4568.
Polícia Ambiental de São Luiz Gonzaga pertence ao 3ºBABM

A Polícia Ambiental tem como seu principal objetivo a preservação do meio ambiente para as atuais e futuras gerações agindo no combate a ilícitos ambientais.
Sua principal ênfase é coibir crimes contra flora (desmatamentos), crimes contra fauna (maus tratos, animais em cativeiro, caça/pesca irregular) e crimes de poluição (descarte irregular de resíduos, obras potencialmente poluidoras e outros).


Atualmente a Polícia Ambiental de São Luiz Gonzaga tem sua sede na Rua Treze de Maio Nº 959, centro, fone (55) 3352-6616.
Os municípios atendidos são: São Luiz Gonzaga, Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Itacurubi, Mato Queimado, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzáles, Salvador das Missões, Santo Antonio das Missões, São Nicolau, São Pedro do Butiá, Ubiretama.
O BRAÇO VERDE DA BRIGADA MILITAR