Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Captura de animal silvestre

Espécie é ameaçada de extinção no
 Estado do Rio Grande do Sul


Atendendo solicitação de uma moradora do município de Cerro Largo, a qual informou que um filhote de gato selvagem havia invadido o pátio da sua residência, os componentes do 2º Pelotão de Polícia Ambiental, Sgt Portela e Sd Kristie, realizaram contato no local, onde foi possível a identificação de um exemplar de Gato Mourisco/Jaguarundi (Puma yagouaroundi).
Foi realizada a captura do animal, dentro das técnicas, o qual foi transportado para atendimento médico veterinário para avaliar seu estado de saúde.


Após liberação médica, foi realizada a entrega do Gato Mourisco ao Mantenedouro de Fauna Nativa São Braz, localizado no Passo da Ferreira, 7º Distrito de Boca do Monte em Santa Maria, local que é  um dos maiores criadouros conservacionista do Rio Grande do Sul. Abriga animais vítimas de maus tratos e do tráfico, com o propósito de recuperá-los e devolvê-los à natureza.



O Mantenedouro possui um Monumento da Liberdade, composto por gaiolas de onde foram resgatadas diversas aves nativas, que após recuperação foram soltas na natureza, ou em caso de não possibilidade de reintegração ao habitat natural são mantidas no local sob cuidados médicos (biólogos e veterinários) em recinto aproximado ao meio ambiente.


Puma yagouaroundi (gato-mourisco, jaguarundi) encontra-se na lista de espécies da fauna silvestre ameaçadas de extinção no Estado do Rio Grande do Sul, conforme Decreto Estadual nº 51.797/2014.


Quando os moradores perceberem a presença de animal silvestre próximo a suas residências, fora de seu habitat natural, o aconselhável é chamar uma equipe técnica para captura, visto este tratar-se de animal selvagem, não tente capturá-los.

 



Polícia Ambiental de São Luiz Gonzaga- RS
Fone (55) 3352-6616  3babm-slg@brigadamilitar.rs.gov.br